Publicado em: qua, 11 - out - 2017

Novo aporte de recursos reforçará atendimento do SAMU em 155 municípios

Expansão fará cobertura chegar a 173 milhões de brasileiros  Samu 192

Recursos serão destinados a 241 serviços. Projeto conta com 148 ambulâncias, 8 motolâncias, 2 aeromédicos, 1 ambulancha e 7 centrais de regulação

O Ministério da Saúde anunciou, nessa terça-feira (10), a liberação de mais R$ 33 milhões por ano para reforço ao atendimento de urgência e emergência do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) 192. A medida alcançará 155 municípios do País.

Os recursos serão destinados a 241 serviços. O projeto conta com 148 ambulâncias, 8 motolâncias, 2 aeromédicos, 1 ambulancha e 7 centrais de regulação.

“A partir de agora, esses municípios poderão contar com o apoio do governo do Brasil para continuar oferecendo atendimento de qualidade à população”, destacou o ministro da Saúde, Ricardo Barros.

O Ministério da Saúde entregou, na semana passada, 225 novas ambulâncias para renovar a frota do SAMU 192 pelo Brasil. A nova remessa é acrescentada aos 340 veículos já entregues nos primeiros meses de 2017. O ministério direciona atenção às regiões não contempladas ainda com o serviço. Com a expansão, a cobertura da população chegará a 84,1%, ou seja, 173 milhões de brasileiros.

Serviço de atendimento móvel

O SAMU funciona 24h por dia e tem como objetivo socorrer rapidamente pacientes com necessidade de serem levados a unidades que prestam serviços de urgência e emergência, como UPAs e hospitais, para atendimentos clínicos, cirúrgicos, obstétricos, entre outros, evitando sofrimento, sequelas ou até mesmo a morte da pessoa.

O acionamento do SAMU se dá pela ligação gratuita à Central de Regulação de Urgências, por meio do número 192. Hoje o serviço atende a 81,8% da população brasileira, atuando em 3.514 municípios.

Fonte/Autor: Governo do Brasil, com informações do Ministério da Saúde

Share this:
Share this page via Email Share this page via Stumble Upon Share this page via Digg this Share this page via Facebook Share this page via Twitter

Comente no FaceBook